logo

COVID-19

Reserva do Cabaçal registra primeiro caso confirmado de coronavírus


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa (Foto: Gerd Altmann por Pixabay)

O município de Reserva do Cabaçal (a 390km de Cuiabá) registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde.


Conforme os dados divulgados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, a paciente é moradora da cidade, é hipertensa, diabética, portadora de Insuficiência Renal Crônica (IRC) e foi contaminada pelo novo vírus ao fazer acompanhamento médico no município de Cáceres (a 178km de Reserva do Cabaçal).


A senhora, 73 anos, encontra-se em isolamento domiciliar, com quadro estável e está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde.


De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), os profissionais que tiveram contato direto com o paciente devem ficar em isolamento por sete dias, a partir da confirmação. Diante disso, foi comunicado à população que o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) será somente urgência e emergência.


A secretária de saúde, Franciele Inês Neiva e Jane Faria Vanzella da Vigilância em Saúde, recomendou a importância de todos seguirem as orientações preventivas que estão preconizadas pelo o Ministério da Saúde.


Recomendações

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:


- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


20 ANOS DO SUAS

11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Indiavaí acontece nesta sexta-feira, 13

A conferência acontecerá no Plenário da Câmara Municipal, com início às 07h e encerramento às 17h.


PECUÁRIA DO LEITE

4ª Festa do Leite de Araputanga será realizada nos dias 13 e 14 de junho

A cantora nacional Luiza Martins, intérprete do sucesso “S de Saudade”, está entre as várias atrações musicais do evento.


SEM CENSURA

Respeito ao próximo

Tenho sentido muita falta deste princípio na sociedade atual, e estou me referindoa todo País. Estamos nos esquecendo das primeiras lições que nossos pais nos ensinaram na infância: respeite os mais velhos, respeite os professores e todas as pessoas. Ai de mim se desrespeitasse a minha professora, minha mãe Ida também foi professora e me ensinou que os mestres são...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.